sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Trajeto 2008/2009

Sejam bem vindos ao Litoral Trekking 2008/2009.


Neste fim de ano ganhamos um presente antecipado, uma parceria com a melhor marca de equipamentos para Trekking do mundo: a Deuter. Essa empresa alemã possui uma consistência histórica incomparável. Além de fabricarem bolsas desde o século XIX ainda forneceram equipamentos para os exércitos da Áustria e Alemanha durante a Segunda Grande Guerra e, atualmente, fornecem equipamentos para os mais variados tipos de esporte.


Além disso, definimos o trajeto a ser percorrido este ano: a Região dos Lagos. Serão 134 quilômetros percorridos por extensas praias de beleza única. De um lado, as extensas lagoas rodeadas pela Mata Atlântica, do outro, o mar azul, translúcido, esverdeado.


Começaremos nossa jornada na cidade de Saquarema onde habitavam índios Tamoios. O nome da cidade vem de "Socó-rema", denominação indígena, em virtude dos bandos de aves pernautas que habitavam a zona lacustre e que eram conhecidas pelo nome de "Socós".


Passaremos então por:

  • Araruama - cidade que empresta seu nome a extensa lagoa (segunda maior do Brasil)que nos acompanhará por quase todo o percurso

  • Iguaba Grande - cidade pequena com seus 15 mil habitantes possuindo uma grande variedade de animais ao redor de sua orla: garças brancas campeiras, garças-rosas (sazonal), biguás, patos d'água, garças noturnas, maçaricos e gaivotas.

  • São Pedro da Aldeia - a antiga Vila de Sapiatiba possui uma Igreja Centenária a matriz de São Pedro além de um clima tranquilo e inumeras praias lacustres

  • Cabo Frio - A maior cidade da região dos lagos também nos reserva história e belas praias.

  • Arraial do Cabo - No sentido oposto de Búzios, caminharemos pela primeira vez com o mar a nossa esquerda para visitar as belas praias desta região privilegiada pela natureza. Seus 35 km de praias são ótimos para banhos, para a prática de mergulho e esportes náuticos.

  • Búzios - o nome da cidade deriva de um tipo de concha que era encontrada em grande quantidade nas suas praias e até 1950, a península continou como pequena aldeia de pescadores. A história mudou a partir da década de 60, depois das férias de Brigitte Bardot em suas praias, o local passou a ser divulgado e cobiçado na Europa e no mundo. É nesta cidade que passaremos a virada do ano passeando pela Rua das Pedras.

  • Rio das Ostras - finalmente, depois de percorrer 134 quilômetros chegaremos a Rio das Ostras com seus 24 quilômetros de belas praias.

Desejamos a todos um ano novo repleto de aventuras!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal Antecipado

Foi com muito prazer que nós do Litoral Trek visitamos as crianças atingidas pela enchente em Muriaé-MG distribuindo brinquedos e levando um pouco de carinho e esperança em uma hora de extrema dificuldade.


Segundo a defesa civil mais de 10.000 pessoas estão desalojadas e pelo menos 50 pessoas desabrigadas devido a cheia do rio Muriaé.


Na imagem o professor de artes marciais e trekker Marcos Aurélio aparece ao lado de algumas das crianças presenteadas. De uso de sua Deuter AirConfort Pro ele percorrereu vários quilômetros para levar a luz do Natal para as crianças da cidade.


domingo, 14 de dezembro de 2008

Preparando-se para o esporte

Sempre que bolamos nossos roteiros sempre aparecem alguns entusiasmados que logo se prontificam a participar. A maioria nem aparece no dia. Uns por irresponsabilidade, outros por terem outros compromissos mas a maioria tem medo que o corpo não agüente.

Para a prática do Trekking é de extrema importância a preparação física. Recentemente, a Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Ciências do Esporte divulgaram os benefícios que meia hora de exercício aeróbico podem trazer ao corpo.
De acordo com estas entidades, um adulto deve acumular no mínimo 30 minutos de atividade aeróbica moderada por dia, entre cinco e sete vezes por semana. Como moderada podemos compreender a natação, o trekking, a caminhada com ritmo, corrida ou bicicleta.

Os cientistas afirmam que quando o assunto é saúde, a assiduidade da prática de exercícios é fundamental e até mais importante que a intensidade. Aliás, o esportista de final de semana, que quer recuperar todo tempo perdido corre mais riscos e não acumula os benefícios da prática de um esporte regular, que são muitos:
  • Evita doenças como obesidade, diabetes tipo II e cardiopatias

  • Acelera o metabolismo

  • Melhora o condicionamento físico

  • Tonifica a musculatura

  • Oxigena o cérebro

Para a prática do Trekking é fundamental que a saúde esteja em dia. Pelas fotos, vocês podem imaginar que muitas vezes nos encontramos em lugares inóspitos longe de hotéis, padarias, hospitais ou qualquer outro luxo e necessidade da vida urbana. As distâncias só podem ser vencidas com suas próprias pernas. Por isso, antes de sair de casa, procure cuidar da manutenção do seu principal equipamento: seu corpo.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Culinária local - moqueca capixaba

Se você viajou pela costa do Espírito Santo já deve ter ouvido a frase: "Moqueca só a capixaba, o resto é peixada". Poisé, este prato típico do litoral sul do estado é uma das comidas marcantes do nosso trajeto.

Segundo o folclorista Câmara Cascudo, a moqueca tradicional obrigatoriamente deve levar leite-de-côco e azeite de dendê. A receita capixaba não faz uso desses ingredientes.
Bem temperada com coentro, cebolinha, tomate, azeite, sal, pimenta e suco de limão essa iguaria caiçara nos foi oferecida por pescadores na praia do Monte Aghá - próxima a cidade de Piúma.

Aliás foi nessa praia onde passamos mais dias. Recebemos dicas para o camping selvagem, banhos sob o monte Aghá em uma bica com água quentinha, desfrutamos de ótimas companhias e, claro, degustamos a verdadeira moqueca capixaba preparada pelos próprios pescadores.

Segundo os campistas, a praia é utilizada para a prática do camping selvagem a mais de uma década. No verão, sempre é possível encontrar um bom número de barracas acampadas na praia do Monte Aghá. O monte Aghá é essa rocha que se encontra ao fundo na foto acima.

Os moradores do local permitem que os campistas peguem água e tomem banho em sua propriedade e contam que a pouco mais de 2 anos (fizemos a viagem em 2008) um padre morreu tentando escala-la.