quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto Tamar de Anchieta

Um dos pontos altos da viagem foi a visita ao Projeto Tamar que funciona desde outubro de 2003. Com sede na praia da Guanabara na cidade de Anchieta o projeto monitora 34 quilômetros de praias, protegendo fêmeas, ninhos e filhotes da Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) e também juvenis de Tartaruga-verde (Chelonia mydas) e de-pente (Eretmochelys imbricata).




A cada temporada são protegidos em média 66 ninhos e 6,3 mil filhotes. Cerca de 80% das desovas ocorrem em um trecho de 3,4 quilômetros da praia da Guanabara, maior sítio reprodutivo no sul do Estado, transformada em 1998 em Área de Proteção Ambiental Municipal.




A sede dispõe de um Centro de Visitantes com exposição educativa e, durante as férias de verão e no mês de Julho, loja de produtos TAMAR. A meta é estender os trabalhos ao litoral sul do Estado, incluindo ações de fomento ao desenvolvimento pesqueiro e comunitário.



Durante a primeira edição do "Litoral Trekking" nós visitamos a base de Anchieta. Nesta segunda edição pretendemos novamente passar por uma base na Bacia de Campos-RJ. Aguardamos vocês nesta nova aventura.

Um comentário:

4 série disse...

eu pesso que marataizes-Es deveria ter pois perto da s predas esta cheio de tartarugas e machucadas e não sabemos o numero deste profeto então cada vez morre mais tartaruga aqui em marataizes e ninguem vaz nada....
E apesar de tudos temos biologas na cidade so q ninguem nunca vaz um progemnto aqui ate mesmo prara os vizitantes da cidades ver que e importante cuidar da natureza.