terça-feira, 18 de novembro de 2008

História do projeto



História do Projeto - Litoral Trekking foi idealizado por três amigos de Muriaé-MG com o objetivo de traçar rotas pela exuberante costa brasileira. Nossa primeira aventura foi marcada mais por: "erros e acertos" do que propriamente um planejamento perfeito.
Confesso que a inspiração para dar início a esse projeto começou ao ler Fernando Pessoa: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
E foi pensando assim, na marca indelével do tempo e como nossa história fica gravada nele que Igor Guedes (Historiador graduado pela UFOP), Henrique Vieira Campos (Eng. de Alimentos graduado pela UFV) e Marcos Aurélio (desenhista e tricampeão mundial de Hapkido) se lançaram a um trajeto de 80 quilômetros pelo litoral capixaba.

O percurso foi feito em 5 dias em uma média de 16 quilômetros diários. Os equipamentos: 2 mochilas da Náutika (uma delas arrebentou), uma mochila comum (que arrebentou no caminho), uma barraca iglu Náutika.

Estabelecemos nosso trajeto por praias com forte turismo (procuradas principalmente por mineiros e paulistas). Foi feito de um levantamento histórico, ecológico, sócio-ambiental. Além disso, procuramos fotografar a fauna, os costumes e, principalmente, incentivar a prática desse esporte fantástico: o trekking.
Diferentemente do litoral paulista e carioca a costa do Espírito Santo não apresenta a exuberância da Mata Atlântica rente ao mar, mas uma mata de restinga que se caracteriza por uma vegetação rasteira e arbustiva.
Nos próximos posts você poderá ver detalhes desta parte do litoral capixaba sob a ótica dos três integrantes do "Litoral Trekking"

As cidades percorridas pelo trajeto foram:
  • Marataízes
  • Itaoca
  • Itaipava
  • Piúma
  • Iriri
  • Anchieta
  • Meaípe
  • Guarapari

Neste início do ano de 2009 pretendemos repetir a façanha do ano de 2008 com um novo trajeto. Aguarde as fotos e aventuras.

Nenhum comentário: